top of page

A OCA - ONG Crescendo com Arte é uma ação de artistas altruístas, produtores culturais e professores focados em desenvolver projetos de Arte-educação, Cultura Popular, Artesanato e outros segmentos artísticos sem restrições. Foi fundada em 2006, no Balneário de Canasvieiras - Florianópolis e nasceu através da realização de 2 projetos:  

 

Crescendo com Arte:

 

Aulas gratuitas de violão erudito, violão popular, canto coral infanto-juvenil, musicalização infantil, cantoterapia, confecção de instrumentos com materiais recicláveis e instrumentalização, todas ministradas na Escola Básica Osmar Cunha durante o ano de 2006. Foi viabilizado com recursos captados através da Lei Rouanet.

 

  

  • Wix Facebook page

Saiba mais sobre as parcerias no link "Realizações" e acompanhe as novidades através da nossa rede social. 

  

Boi-de-Cá:

 

Projeto para formação de grupo de pesquisa e desenvolvimento do boi-de-mamão, com o objetivo de revitalizar uma das principais manifestações da Cultura Popular da Ilha de Santa Catarina. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e exploratórias, oficinas de canto e dança, confecção dos bichos e diversos cortejos de apresentação nas ruas de Canasvieiras e outras localidades da ilha. Foi viabilizado em 2006/2007 através do Fundo Nacional da Cultura - MinC, em parceria com a Associação de Moradores de Canasvieras - AMOCAN e a Escola Básica Osmar Cunha, que por conta deste projeto recebeu o Troféu Açoraneidade 2006 concedido pelo Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. 

 

 

  

Os dois projetos foram bem sucedidos e tiveram boa repercussão, permitindo que a OCA continuasse realizando atividades culturais em Canasvieiras. Uma das ideias projetadas foi o Carijó Espaço de Arte, um espaço cultural necessário para a continuidade destes e para a realização de novos projetos.

 

Diante de muita dificuldade financeira e falta de apoio do município de Florianópolis, o Carijó foi constituído em espaços provisórios. Continuaram sendo desenvolvidas as atividades do boi-de-mamão, aulas de violão popular, oficinas de cerâmica, tecelagem, mosaico e alguns saraus de música e poesia. O espaço também foi utilizado para a exibição de filmes brasileiros e produções locais no Cine Carijó, um Cineclube com equipamento fornecido pelo SAV (Secretaria do Audiovisual). 

 

Alguns anos depois, a OCA foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Programa Cultura Viva (MinC), e, em nova parceria, voltou a realizar atividades

na Escola Básica Osmar Cunha.   

O Ponto de Cultura permitiu a continuidade de várias atividades e impusionou outras como a Mostra Audiovisual Novembrada, em parceria com a Escola Osmar Cunha, Sapiens Parque, Mostra de Cinema Infantil e produtores locais de Cinema. A mostra é uma homenagem a realizadores catarinenses e na primeira edição, realizada em novembro de 2013, o homenageado foi Eduardo Paredes, que participou do projeto na exibição/debate de dois curtas de sua direção (Novembrada e Desterro) para estudantes do EJA na Escola Básica Osmar Cunha. Na "Novembrada" também foram exibidos diversos filmes do acervo da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.    

E além de todas as atividades citadas, a OCA também é parceira de artistas e produtores culturais na realização e apoio institucional de projetos. Entre as parcerias que continuam estão o artista plástico Fernando Lindote, a tradicional Festa do Divino Espirito Santo (Canasvieiras) e o Jurerê Jazz Festival. 

bottom of page